Unofficial Content

Neste ponto, nossa aplicação está configurada e funcionando perfeitamente. O próximo passo deve ser mais simples.
Se você não conhece nada do seu servidor de Banco de Dados, creio que este processo possa ser o mais complicado.
Este manual estuda especificamente o Microsoft SQL Server, mas como o GeneXus está apto a rodar com outros Bancos de Dados, segue algumas informações adicionais e que podem ajudar na configuração de outras plataformas.
Este roteiro
Para a utilização do Java com este roteiro, não é necessária a atenção em nenhuma das informações abaixo. Todos os passos para a configuração são detalhados e específicos para SQL Server 2000.
Caso você esteja utilizando um banco de dados que não seja o SQL Server 2000, as informações abaixo podem ser úteis.
Os drivers JDBC são como os drivers ODBC para ambientes Windows, porém em uma estrutura que funcione em qualquer plataforma (Windows ou Linux). Para a maioria dos casos existem drivers JDBC grátis, disponível na Internet, porém em alguns casos é necessária a aquisição de um driver específico.
Alguns drivers JDBC pagos dizem ser melhores que os drivers gratuitos, mas entenda que isso pode ser verdadeiro e varia de caso a caso e o GeneXus está pronto a aceitar qualquer driver JDBC disponível no mercado.
Não sabemos até o momento o nível de atenção e se a Microsoft pretende dar continuidade ao Driver JDBC que a mesma está disponibilizando gratuitamente. O driver disponível hoje acessa SQL Server 2000 e nenhum outro. Não sabemos se existirá um driver gratuito distribuído para acesso a outras versões do mesmo.
Para acesso a outro SQL Server que não o 2000, é necessária a utilização do driver ?I-Net Una/Sprinta (Type 4)? e este é pago.
O DB2 é dividido entre DB2 UDB for iSeries (Para execução em AS/400) e DB2 Universal Database (Conhecido também como Common. Para execução em outras plataformas, como Windows).
Para facilitar a sua configuração, entre em contato com a IBM e a mesma irá dizer com certeza se o seu DB2 funciona com um iSeries ou Common e o melhor driver para acesso com o servidor, fornecendo inclusive o endereço para Download do mesmo.
Até o momento, não possuímos maiores informações sobre problemas apresentados ou facilidades de uso do mesmo. Entre em contato com o distribuidor e solicite informações para download do driver JDBC adequado a seu servidor.
Até o momento, não possuímos maiores informações sobre problemas apresentados ou facilidades de uso do mesmo. Entre em contato com o distribuidor e solicite informações para download do driver JDBC adequado a seu servidor.
Este é o mais complicado de todos os servidores de Banco de Dados. Infelizmente, pelo mesmo ser OpenSource, vários problemas forma encontrados em praticamente todas as instalações do mesmo.
O problema principal está na combinação perfeita entre o driver JDBC e o próprio Postgre.
Entenda que não adianta colocar a última versão dos mesmos. Isso não é garantia de funcionamento.
Para isso você deve pelo método de tentativa e erro, ir trocando o driver JDBC até encontrar uma combinação estável.http://jdbc.postgresql.org/download.html
Os drivers JDBC são na verdade arquivos. Estes não necessitam de configuração especial e funcionam de forma simples.
Para o seu funcionamento é necessário:
  • Ambientes Web
    • Estar no diretório lib do contexto (junto do gxclassr.jar e o iText.jar)
    • Estar no diretório DATA00x\Web de seu kbase.
  • Ambientes Win
    • Estar no diretório DATA00x de seu kbase.
  • Estar configurado (todos os arquivos do driver) no ClassPath

Configurações especiais

O GeneXus possui já previamente configurado várias informações sobre os drivers JDBC mais utilizados. Caso você precise usar um driver diferente dos conhecidos, você precisará utilizar a opção Custom Driver.
Esta configuração é algo como:
JDBC Driver = Custom Driver
Custom JDBC driver = com.ibm.db2.jcc.DB2Driver
Custom JDBC URL = jdbc:db://servidor:50000/Database
Estas informações podem ser obtidas junto ao fabricante de seu driver JDBC.
Outra possibilidade é especificar somente a URL na propriedade Use custom JDBC URL de um driver conhecido. A única diferença é que não se especifica o Custom JDBC driver.
Estas configurações só devem ser utilizadas em casos onde não se encontre os drivers conhecidos pelo GeneXus, mas mesmo assim é altamente recomendável que se use a configuração padrão, pois para todos os servidores de bancos de dados, pelo menos um é conhecido pelo GeneXus.
Em um driver JDBC conhecido, você só deve especificá-lo e fornecer informações de conexão, como porta, Database, usuário e senha. Esta configuração não é complexa.
Quando você seleciona um driver Custom, o servidor, base de dados e portas devem ser especificadas na URL digitada.
Como configurar o seu driver JDBC
A primeira coisa que deve ser feita é entrar em contato com o fornecedor do seu banco de dados caso não conheça o driver JDBC que você necessita utilizar.
Como resposta a sua solitação, você receberá o nome do mesmo e possivelmente um endereço para download (em caso de drivers gratuitos).
Configure corretamente o seu banco de dados em File / Edit Model e especifique corretamente o seu driver em DBMS Options....
803
  1. Escolha Access technology to set como JDBC.
  2. Verifique se o seu driver é conhecido procurando pelo nome em JDBC driver.
    • Caso você encontre na lista, selecione-o e preencha as informações abaixo.
    • Caso não encontre, escolha JDBC Driver como Custom Driver. Informe o Custom JDBC driver e o Custom JDBC URL conforme instruções do fornecedor do seu driver JDBC.
  3. Configure as outras opções do DBMS Options....

Escolha a opção para seguir em frente neste roteiro segundo sua necessidade.

Configurando o GeneXus com o JDBC(Java Win) Configurando seu TomCat com o JDBC Roteiro java Inicio

Last update: February 2024 | © GeneXus. All rights reserved. GeneXus Powered by Globant